O que fazemos

A acção do Residências Refúgio está separada em três eixos: a mediação comunitária, as actividades culturais e as residências sociais. Cada um destes eixos tem formas concretas de apoiar a inclusão de pessoas em situação de refúgio e de fomentar um sentimento de comunidade e solidariedade entre os e as participantes.

O projecto tem como metodologia participativa reguladora dos seus eixos de atuação a mediação comunitária feita por pares. Os mediadores pares na equipa permanente de projeto têm o papel fundamental de criar uma proximidade com a comunidade de refugiados com a qual se aproximam linguística e culturalmente de forma a acompanhar e encaminhar no acesso a vários serviços. Ao mesmo tempo, realizam um contínuo diagnóstico de necessidades e interesses que alimentam o desenho das actividades apresentadas.

As actividades culturais que organizamos surgem de um impulso para a integração social e profissional das pessoas que fazem parte do programa Residências Refúgio. Desde as artes manuais, à música ou aos debates, queremos que a cultura possa ser uma ferramenta para a inclusão social

Este eixo assenta no acolhimento de pessoas em situação de refúgio numa residência anual. São elegíveis preferencialmente pessoas refugiadas que, findo o período de alojamento temporário previsto no Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados na Cidade de Lisboa (PMAR-Lx) ainda não reúnam condições de autonomização que garantam o acesso à habitação ,ou que estejam até excluídas acesso a este programa, como é o caso dos requerentes de asilo.

Este processo de apoio, integrado com o processo de residência artística, decorrerá num ecossistema sócio-cultural que funciona como espaço seguro e de convivência com artistas em residência e comunidade local, promotor da capacitação e autonomização pessoal e da inclusão social. Desta forma pretende-se quebrar o isolamento social dos programas de acolhimento direccionados apenas para pessoas em situação de refúgio e confrontar o público alvo com várias e diferentes oportunidades de relações pessoais e profissionais.

© Largo Residências