O Residências Refúgio tem como objectivo apoiar a inclusão de pessoas em situação de refúgio através da mediação, actividades culturais, documentais e reflexivas. Aproximar pessoas, instituições de acolhimento, serviços e toda a população.
Em entrevista ao Residências Refúgio, a artista residente no projecto Art & Craft no mês de Fevereiro explica o seu trabalho e a importância de alterar a memória:
«O primeiro trabalho foi decisivo porque eu pensei “eu estou a mexer na memória de alguém e parece que estou a brincar com coisas muito sérias”. Mas depois pensei: “não, não estou porque as fotos estavam no lixo, eu estou a apanhar do lixo uma memória, que não sei de quem é, e por não saber de quem é, estou a dar-lhe um tributo, estou a fazer-lhe uma homenagem de alguma maneira”.»
À semelhança das residências artísticas que temos acolhido ao longo dos anos, assentes na premissa de acolher no espaço um projecto artístico e acompanhar o seu desenvolvimento, este eixo assenta no acolhimento de pessoas em situação de refúgio numa residência anual.
O projecto tem como metodologia participativa reguladora dos seus eixos de atuação a mediação comunitária feita por pares. Os mediadores pares na equipa permanente de projeto têm o papel fundamental de criar uma proximidade com a comunidade de refugiados com a qual se aproximam linguística e culturalmente de forma a acompanhar e encaminhar no acesso a vários serviços. Ao mesmo tempo, realizam um contínuo diagnóstico de necessidades e interesses que alimentam o desenho das atividades apresentadas.
Este último objetivo desdobra-se, servindo ao mesmo tempo de exemplificação, por um lado, de interrelações possíveis entre os processos de criação artística e de exposição e, por outro, de diferentes possibilidades de interação com o(s) público(s).
O segundo episódio do Podcast Refúgio teve como motivação primária explorar a amizade entre Alfred e Moses, oriundos do mesmo país (Serra Leoa), mas sem nunca lá se terem conhecido. Foi há cinco anos, num campo de refugiados na Alemanha, que ambos se conheceram e desenvolveram uma relação de amizade baseada no apoio mútuo à sobrevivência.
Localização: Jardins do Bombarda. Rua Gomes Freire, 161.
Facebook: https://www.facebook.com/ResidenciasRefugioPT
Instagram: https://www.instagram.com/residenciasrefugiopt/