Residências Refúgio Festival

Debates · Gastronomia · Música · Performances · Cinema · Exposições e Feira de Arte

Programa-Completo
Clique na imagem para o Programa Completo

O projecto Residências Refúgio tem como objectivo apoiar a inclusão de pessoas em situação de refúgio através da mediação comunitáriaactividades culturaisdocumentais e reflexivas.
Aproximar pessoas, instituições de acolhimento, serviços e toda a população, quebrando as barreiras de acesso que vão das mais visíveis como a língua e códigos culturais, às mais invisíveis mas perigosas como a intolerância e o preconceito.
Ao fim de 1 ano de projecto, apresentamos um ciclo de programação cultural composta por debates, espectáculos, exposições, feira de arte, cinema documental e encontros gastronómicos com pessoas em situação de refúgio como protagonistas enquanto criadores e participantes, tendo como problemática central do programa a análise do papel do trabalho de mediação comunitária na melhoria do processo de inclusão desta comunidade.
A partir deste projecto piloto pretendemos lançar pistas para tornar o processo de acolhimento de refugiados em Portugal um processo de inclusão.

Tendo o Largo Residências como promotor, Fundação Aga Khan e Fórum Refúgio como parceiro e a Câmara Municipal de Lisboa / BIP ZIP como financiador, este projecto contou com a parceria e apoio de inúmeras organizações de diferentes naturezas que se cruzam com o processo de integração de migrantes e refugiados, e que estarão também presentes neste programa, tais como, Inovinter, ACM, Junta de Freguesia de Arroios, Lisbon Must Act, Porta Aberta – Agência de Empregabilidade, entre outros.
 
Esta semana será de partilha é também uma celebração, não só das conquistas mas também das dificuldades que sentimos que nos lançam pistas de como melhorar.
 
Em permanência teremos duas exposições: a primeira, uma instalação audiovisual criada por Ligia Fernandes e Maen Machlah, os retratos biográficos das pessoas-chave do residências refúgio – os mediadores refugiados, e uma segunda exposição de autoria da artista Síria Maria Rasheed, que desenhou várias pessoas que participaram nas diferentes actividades do projecto.
 
No primeiro dia, 30 de Setembro, um debate com todas as organizações que participaram no projecto, onde são convidados enquanto comentadores representantes de instituições governamentais e não governamentais responsáveis por políticas ou programas de acolhimento.
 
Outras conversas e debates sobre práticas artísticas de inclusão social, e apresentação de estudos de investigação sobre integração de refugiados e requerentes de asilo antecedem momentos musicais como a Banda Yoka Kongo!Rui Rebelo e Selma Uamusse.
 
Todos os dias o projecto Art&Craft para além de vender os produtos criados em residência, promove workshops de diferentes técnicas.
 

A gastronomia não podia faltar neste encontro cultural e em cada dia um chefe diferente responsável pelos jantares no Quartel – Jantar Sírio, Congolês, Afegão e Guineense.

PROGRAMA DIÁRIO

15h-23h – Exposições e Feira de Arte

16h-17h30 –
 Art&Craft: Workshop de Bordados “Entre Daca e Lisboa, Um Bordado Coletivo” com Rita Dias e Nibir Thouhedur Rahman

17h –
 Inauguração das Exposições “One more of Us” de Maria Rasheed e “Quem somos” de Lígia Fernandes e Maen Machlah

18h –
 Debate – A mediação comunitária nos processo de inclusão social de refugiados – a partir do projecto Residências Refúgio

20h –
 Jantar Sírio

21h –
 “Foguete de Emergência #6”, performance com direção artística de Aldara Bizarro, a partir do projecto “Enciclopédia de Migrantes” de Paloma Fernández Sobrino e coordenado pela L’ Age de la Tortue.

15h-23h – Exposições e Feira de Arte

16h-17h30 –
 Art&Craft: Workshop de gravura, serigrafia e cadernos com Lígia Fernandes, Inês Neves e Rama Nassr

16h30-18h –
 Transistórias: Workshop de desenho bordado, por Engrácia Santos e Nasrin Monalisa

18h –
 Debate sobre Práticas Artísticas de Inclusão Social, projectos convidados: Art&Craft, Transistórias, Renovar a Mouraria e Yoka Kongo!

19h –
 Concerto Yoka Kongo! 20h – Jantar Congolês

21h –
 Cinema Documental: “Mediterrânea” de Jonas Carpignano

15h-23h – Exposições e Feira de Arte

16h30-17h30 –
 GAVE: Workshop para crianças “Mãos no barro” com Nuno Justino

16h-17h30 –
 Art&Craft: Workshop de tapeçaria com Teresa Gonçalves e Henna com Marzia Rahman

16h-19h –
 Dj Set – JJ com lançamento do Podcast Residências Refúgio

19h –
 Tertúlia Musical de Tributo a Fawad Andarabi, por Rui Rebelo, com a participação do movimento “Afegãos em Portugal”

20h –
 Jantar Afegão

20h-23h –
 Dj JJ com Baile Afegão

15h-23h – Exposições e Feira de Arte

16h-17h30 –
 Art&Craft: Workshop “Diálogo-um encontro com o desenho cego” com Rita Bourbon e Ana Stela Cunha

16h-18h –
 Dj Set – Nelson Makossa

18h30 –
 As narrativas das pessoas em situação de refúgio na área metropolitana de Lisboa: Um estudo exploratório – Erica Briozzo

19h –
 Tertúlia Musical com a cantora e activista Selma Uamusse

20h –
 Jantar Guineense

20-22h –
 Encerramento com Dj Nelson Makossa – Tributo a Celeste Ngantonga

22h –
 Encerramento

Residências Refúgio Festival

Debates · Gastronomia · Música · Performances · Cinema · Exposições e Feira de Arte

Ao fim de um ano de projecto, apresentamos um ciclo de programação cultural composta por debates, espectáculos, exposições, feira de arte, cinema documental e encontros gastronómicos com pessoas em situação de refúgio como protagonistas enquanto criadores e participantes, tendo como problemática central do programa a análise do papel do trabalho de mediação comunitária na melhoria do processo de inclusão desta comunidade. 

A partir deste projecto piloto pretendemos lançar pistas para tornar o processo de acolhimento de refugiados em Portugal um processo de inclusão.

Fale connosco

Abubacar Demba Baldé
(+351) 91 314 1017
Rama Nassr
(+351) 91 314 2263
Yanick Landu Matondo
(+351) 91 314 7686

Residências Refúgio
Largo do Intendente,
N.º 35, 1100-285 Lisboa

geral.residenciasrefugio@gmail.com

© Largo Residências

AR EN FR PT TR