Ao longo deste primeiro ano, o Residências Refúgio tem sido constituído por inúmeras caras, falado em várias línguas, discutido em várias vozes. Vozes essas que, no meio do turbilhão quotidiano que caracteriza o dia a dia de um refugiado ou requerente de asilo, esmorecem por via do medo da incompreensão e do cansaço. À nossa volta, poucas são as pessoas dispostas a ouvir e preservar as histórias que residem em cada uma destas pessoas, de percursos únicos e sensibilidades excepcionais.
Para além de querer promover as práticas de mediação comunitárias, o projecto promoveu um conjunto de actividades de formação e criação cultural que por um lado pretendiam cruzar a comunidade de refugiados com a comunidade em geral, e por outro criar objectos artísticos e documentais que ajudem a quebrar preconceitos e estigmas sobre as pessoas em situação de refúgio.
O Podcast Refúgio recolhe e divulga essas experiências através de um formato informal que tem como maior desafio proporcionar o conforto desejado para poder dar voz a estas pessoas sem as condicionar, preservando a genuinidade da conversa e as particularidades de cada convidado.
Podcast Refúgio
PODCASTS:
COM QUEM NOS CRUZAMOS #2
com: Alfred Bockarie e Moses Mansaray
O segundo episódio do Podcast Refúgio teve como motivação primária explorar a amizade entre Alfred e Moses, oriundos do mesmo país (Serra Leoa), mas sem nunca l´a se terem conhecido. Foi há cinco anos, num campo de refugiados na Alemanha, que ambos se conheceram e desenvolveram uma relação de amizade baseada no apoio mútuo à sobrevivência.
OS NOSSOS MEDIADORES #1
com: Yanick Matondo, Abubacar Balde e Rama Nassr
Episódio piloto do Podcast Refúgio que teve como convidados os três mediadores do projeto: Yanick Matondo (República Democrática do Congo), Abubakar Balde (Guiné-Bissau) e Rama Nassr (Síria), foca-se na experiência adquirida de cada um enquanto mediadores comunitários no projeto Residências Refúgio, desde a sua perceção do sistema de acolhimento português à sua participação nas diferentes atividades desenvolvidas ao longo do ano.
© Largo Residências