Sobre o
Projecto

Residências Refúgio tem como objectivo apoiar a inclusão de pessoas em situação de refúgio através da mediação, actividades culturais, documentais e reflexivas. Aproximar pessoas, instituições de acolhimento, serviços e toda a população.

O projecto Residências Refúgio nasce em 2020 da fusão da missão do Largo Residências, Fórum Refúgio e Fundação Aga Khan, com o apoio do programa BIP /ZIP ( Energia BIP/ZIP ) da Câmara Municipal de Lisboa. Conta, a partir de 2022, com o financiamento do programa PARTIS & Art for Change da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa” .

 

Tem como objectivo apoiar a inclusão e melhoria de condições de vida das pessoas em situação de refúgio, através da mediação, actividades culturais, acesso à habitação, processos documentais e reflexivos.

 

Através de uma equipa de mediadores que falam Àrabe, Somali, Francês, Inglês, Português, Fula, Mandinga, Kikongo, Ucraniano, Russo, Tigrínia e Bambara, Farsi, Urdu o projecto pretende reforçar o apoio a pessoas que se encontram em situação de refúgio nas diferentes necessidades que estas enfrentam relacionadas com o acesso a serviços, procura de emprego, aprendizagem da língua, acesso a habitação e necessidades de emergência.

 

Em paralelo, tem desenvolvido um programa de actividades culturais como ateliers abertos, workshops, conversas e concertos, que pretende trabalhar no cruzamento e acesso à dinâmica social e criativa da cidade.

 

De forma geral, as actividades do projecto pretendem executar e partilhar um conjunto de práticas participativas de acolhimento e inclusão de pessoas em situação de refúgio de modo a auxiliar um desenho de políticas mais ajustadas às necessidades destes cidadãos e promover um desenvolvimento local inclusivo.

                       

Fale connosco

Residências Refúgio
Quartel Largo do Cabeço de Bola
1100-081 Lisboa

geral@residenciasrefugio.pt

© Largo Residências

AR EN FR PT TR