O projecto Residências Refúgio nasce em 2020 da fusão da missão do Largo Residências, Fórum Refúgio e Fundação Aga Khan, com o apoio do programa BIP /ZIP ( Energia BIP/ZIP ) da Câmara Municipal de Lisboa. Conta, a partir de 2022, com o financiamento do programa PARTIS & Art for Change da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa” .
Tem como objectivo apoiar a inclusão e melhoria de condições de vida das pessoas em situação de refúgio, através da mediação, actividades culturais, acesso à habitação, processos documentais e reflexivos.
Através de uma equipa de mediadores que falam Àrabe, Somali, Francês, Inglês, Português, Fula, Mandinga, Kikongo, Ucraniano, Russo, Tigrínia e Bambara, Farsi, Urdu o projecto pretende reforçar o apoio a pessoas que se encontram em situação de refúgio nas diferentes necessidades que estas enfrentam relacionadas com o acesso a serviços, procura de emprego, aprendizagem da língua, acesso a habitação e necessidades de emergência.
Em paralelo, tem desenvolvido um programa de actividades culturais como ateliers abertos, workshops, conversas e concertos, que pretende trabalhar no cruzamento e acesso à dinâmica social e criativa da cidade.
De forma geral, as actividades do projecto pretendem executar e partilhar um conjunto de práticas participativas de acolhimento e inclusão de pessoas em situação de refúgio de modo a auxiliar um desenho de políticas mais ajustadas às necessidades destes cidadãos e promover um desenvolvimento local inclusivo.
© Largo Residências